Dr. Ricardo Vieira Botelho

O homenageado de hoje tem características impossíveis de serem resumidas, e mais do que isso não adianta eu ler o c.v. Lattes dele, ficaria horas para tentar selecionar o que é melhor e não é esse o ponto, é muito interessante pedir para as pessoas falarem deles, ninguém consegue ser conciso. Então eu vou usar imagens que eu acho que ajudam a definir melhor toda qualificação desse individuo.

Em Primeiro lugar essa não é uma homenagem que se faz a um individuo que é profissional mas a um ser humano que com as suas ações modificou a forma de se tratar toda uma Gama de patologias , estamos falando de quem influenciou a vida de médicos e profissionais da área de saúde com suas atitudes, mas em especial com esse evento aqui. Imaginem que conseguiu reunir ,com a sua personalidade ,todos os extremos de opinião , deu espaço para que cada um desse sua mensagem mesmo sabendo que talvez algumas das mensagens não fossem com o melhor dos conteúdos. A sua capacidade de colocar na mesma sala todos os Players de uma atuação em direção a diagnostica e tratamento de patologia que aflige centenas de milhões de pessoas no mundo ; no nosso País ele conseguiu transformar em uníssono , é muito difícil resumir ou caracterizar de forma no mínimo no mínimo justa, mas o legado não é só esse evento que nós estamos vendo aqui , é também a capacidade de mesmo sendo muito contra quando uma determinada opinião ou qualquer que seja sua objeção ele tem a grandeza de trazer para perto de si e do grupo estas diferenças e dar oportunidades de serem discutidas as mais variadas ideia e experiências pessoais . Isso transformou a evolução na avaliação e no tratamento da coluna vertebral desse País.

Vejam pela seqüência muito interessante que se iniciou ha praticamente duas décadas, e depois de dois pequenos eventos dentro da própria instituição HSPE ele foi crescendo e já passou a ser um grande hotel com a plêiade de pessoas que ele foi capaz de colocar juntos, de fazer com que essas pessoas dividissem suas experiências e escutassem as opiniões dos outros. Então há uma maldade muito grande quando o definem como um dos sentidos, sentimentos de um desenho.

Mas vejam pela seqüência que você vai encontrá-lo conversando com os participantes, você vai encontrá-lo assistindo todas as apresentações, você vai encontrá-lo falando nas aulas, premiando as pessoas, mas não ele mesmo , dando espaço a todos os que de alguma forma colaboram, seus grandes parceiros, dando oportunidade a todos de tentarem brilhar mais do que ele o que não é possível, mas essa é a grande genialidade dele, conseguir que as pessoas pensem que dentro dele existe um cara mais humilde que na verdade é um sujeito que tem a grandeza de não se preocupar em ser ele o foco e por isso conseguiu reunir tantas pessoas e modificar varias das condutas medicas e estruturar em outras sociedades como exemplo e se mantém vivo em 2 décadas , em um momento que quase começado há 20 anos já se foi. Como eu disse não vão existir palavras suficientes ou qualificações, mas eu acho que o legado fala por si, e vamos aproveitar para deixar um grande parceiro dele fazer essa homenagem.

Texto: Osmar Moraes

Seja um Patrocinador deste Portal

Fale conosco através do nosso formulário de contato.

Clique aqui