Prof. Dr. Asdrúbal Falavigna

Asdrúbal nasceu em Caxias do Sul – RS no dia 2 de março de 1965, filho do médico Antônio Matias Falavigna e da professora Zilda Schio Falavigna. Ingressou na Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1984. Ainda durante a graduação em medicina, publicou 2 livros na área de neurociências (Topodiagnóstico Neurológico e Neuroanatomia Aplicada). Realizou treinamento em neurologia no Hospital São Lucas da PUC-RS (1990) e em neurocirurgia no Hospital São José – Santa Casa de Porto Alegre (1994). Após sua formação neurocirúrgica realizou Fellowship na Columbia University em Nova Iorque (Presbyterian Hospital) entre 1995 e 1996. Retornou a Caxias do Sul em 1996, onde iniciou sua docência na Universidade de Caxias do Sul (UCS) como Professor Titular de Anatomia Humana, Neurologia e Neurocirurgia. Realizou a Pós-Graduação na Universidade Federal de São Paulo, onde defendeu tese de Mestrado (1999) em Neurocirurgia e a de Doutorado em Neurociências (2005).

Durante os primeiros 20 anos de docência na Universidade de Caxias do Sul, Prof. Asdrúbal contribuiu imensamente para o crescimento do curso de medicina e da produção de pesquisa científica na instituição. Em 2004, fundou a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Neurologia e Neurocirurgia, ambiente acadêmico que ajudou na formação de vários médicos que futuramente se tornaram Neurocirurgiões ou Neurologistas. Em 2005, criou o Laboratório de Terapia Celular e Estudos Clínicos em Doenças de Coluna. Foi coordenador do Curso de Medicina entre 2008 e 2015. Em 2011 instituiu o Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar em Saúde da UCS. Em 2016 fundou e ainda coordena o Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UCS. Pela sua atuação na universidade, foi reconhecido como professor homenageado em diversos anos, recebeu prêmio Jovem Pesquisador (2011 e 2012), medalha do Mérito Universitário (2012), membro do conselho editorial da Editora da UCS (2014) e Medalha Reitor Virvi Ramos de Mérito Científico (2017).

Asdrúbal é um entusiasta da pesquisa científica e do ensino médico no Brasil. Orientou dezenas de alunos de medicina e de pós-graduação. Publicou mais de 130 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, 14 livros, 55 capítulos de livros, e tem mais de 500 apresentações científicas em congressos nacionais e internacionais. É um dos poucos neurocirurgiões brasileiros bolsistas de produtividade científica do CNPq. Atua como membro do corpo editorial e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Ao longo da carreira, Prof. Asdrúbal ocupou diversos cargos importantes em sociedades médicas como a SBN e AOSpine. É conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul. Atualmente é o Chairman da AOSpine da América Latina, onde representa uma liderança internacional no ensino a pesquisa científica na área de cirurgia da coluna vertebral.

Além da densa e bem-sucedida carreira médico-acadêmica, Asdrúbal é casado com Ana Maria Falavigna com quem tem dois filhos, Vincenzo e Rebecca. É uma pessoa de admirável caráter, um grande mentor e amigo.

Texto: Alisson R Teles

Seja um Patrocinador deste Portal

Fale conosco através do nosso formulário de contato.

Clique aqui