Prof. Dr. Paulo Mello

Paulo Mello é carioca, graduou-se na Faculdade Nacional de Medicina em 1959. Especializou-se em Neurocirurgia no Regional Neurological Center (England), entre 1964 a 1967.

Fez seu Doutorado e Livre Docência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1971. Foi fundador e Chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Base, Brasília, além de ter sido Professor Titular de Neurocirurgia da Universidade de Brasília (UnB) de 1993 a 2001. É Pesquisador associado da Universidade de Brasília desde então. Atuou em diversas áreas, como, Microcirurgia Vascular Intracraniana; Gliomas cerebrais e Tumores da hipófise. Atuou em diversas linhas de pesquisa, como em Vasoespasmo cerebral; Pressão Intracraniana; Papel das Endotelinas na evolução dos Gliomas; adenomas de hipófise.

Não obstante sua atuação no Hospital de Base, ainda encontrou tempo e forças para chefiar a Neurocirurgia do Hospital Sarah Kubistcheck por um período de 17 anos, nas décadas de 70 e 80.

Ocupou o cargo de Secretário geral da SBN e criou o primeiro estatuto de Residência Médica de nossa especialidade – PROTOCOLO DE BRASÍLIA, já demonstrando a sua preocupação e interesse no treinamento do jovem neurocirurgião.

Como chefe da UNC, ainda no ano de 1970, recebeu a visita de um neurocirurgião “Suíço” na UnB, interessado em demonstrar técnicas de microcirurgia, constituindo aí, o marco histórico da microcirurgia na Capital da República.

Tratava-se do então jovem Prof. Ghazi Yasargil.

Durante o Biênio 87 e 88, presidiu a SBN, tendo realizado o Congresso Brasileiro em Brasília.

O maior mérito do seu trabalho na SBN foi a estruturação da programação e treinamento do residente em Neurocirurgia. Reconhecido pelo MEC e CNRM, em 2011, como o melhor programa de treinamento dentre todas as Sociedades de Especialidades no Brasil recebeu várias homenagens e reconhecimentos, dentre as quais destacamos a Homenagem com a medalha de Honra da World Federation of Neurosurgical Societies por se destacar mundialmente pela contribuição no campo do Ensino da Neurocirurgia, em outubro de 2009 por ocasião do Congresso da WFNS em Boston.

“Texto: Kunio Suzuki”

Seja um Patrocinador deste Portal

Fale conosco através do nosso formulário de contato.

Clique aqui